A messagem de Madre Teresa  


1.- NOSSA CHAMADA: “TENHO SEDE”

A Nossa razao de ser é precisamente saciar a sede de Jesús, sede de amor e de almas, trabalhando para a santificação dos mais pobres de entre os pobres. Creio, dizia ela, que nao tenho a menos dúvida de que a nossa razao de existir é apenas saciar a sede de Jesús...O seu grto angustioso, inscrito por detrás do crucifixo de todas as nossas capelas, nao é algo que pertenece ao passado, é um grito verdadeiro e actual dirigido a cada uma de nós. Saciar a sede de Jesús, oculto nos pobres, é a única razao da existencia da nossa congregação.

Mas como matar a sede de Jesús?Eis o meu segredo: quanto mais unidas estivernos a Jesús, melhor entenderemos a sua sede.”Arrepenam-se e tenham fé”, disse Jesús, mas arrepender-nos de quê? Da nossa indiferença, da dureza do nosso coração. Que teremos de crer? Na sede de Jesús presente no nosso coração e nos pobres. Ele conhece as nossas debilidades, ele deseja apenas o nosso amor, ele quer a oportunidade de o amarmos.

2.- JESÚS: PAO DE VIDA

A Eucaristía é o alimento espiritual que me sustenta. Sem ela, nao seria capaz de subsistir nem un dia, nem uma hora da minha vida. Na Missa, Jesús apresenta-Se-nos sob o símbolo do pao, enquanto que nos suburbios vemos Cristo e tocamo-l’O nos corpos andrajosos e nas crianças abandonadas.

- Quando olhamos para a Eucaristía sabemos que Deus nos ama. Foi por isso que Se fez Pão da Vida, para satisfacer a nossa fome de amor. E como se isto não foie suficiente, pôs-Se no lugar do faminto, do despido, do sem abrigo, para assim nos oferecer a possibilidade de satisfacer a sua fome a través do nosso amor humano.

- Um cristão é um sacrário de Deus vivo. Ele crou-nos e veio habitar entre nós. Empreguemos a nossa vida a proclamar isto!

- A Eucaristía supera toda a compreensão...É necesario aceitá-la com profunda fé e amor. Jesús quis deixar-nos a Eucaristía para não nos esquecernos do que Ele veio fazer e di que veio revelar-nos.

- Nos temos também a alegría de nos aproximarmos d’Ele cada vez mais quando O recebemos na Sagrada Comunhão. No en tanto, Jesús, não contente por ser para nós o Pão da Vida, transforma-Se no faminto escondido no sofrimento dos pobres.

- Jesús quer que nos amemos uns aos outros. Que nos ofereçamos mutuamente como Ele mesmo se ofereceu, transformado em Pão da Vida. Dá-nos a Sua vida.

- O Sagrado Coração é o centro do amor. A Eucaristía é a nossa força, a nossa alegría, o nosso amor e a nossa paz.

- Quando olhamos para o sacrário, damos conta de quanto Jesús nos amou. Reparamos que Se fez Pão da Vida para que nos pudéssemos amar uns aos outros.


3.- NOS O FAZEMOS O NOSSO TRABALHO POR JESUS

Gostamos menos de falar das nossas iniciativas, o que pôr nelas o espiritu de penitência, - sem uma forte carga espiritual, nao poderíamos realizar o nosso trábalho. É o que nos une à Paixao de Cristo nos pobres Os pobres sao o Corpo de Cristo que sofre. Sao o próprio Cristo.

Desde o primeiro momento nos é ensinado a descobrir Cristo nos pobres, enfermos, maltratados. Cristo apresenta-Se-nos no nosso trábalo, sob todas as aparências: de moribundo, de paralítico, de leproso, de inválido, de órfao. É a Fé que nos facilita, ou pelo menos, torna suportável o nosso trábalho.

Nao nos esqueçamos nunca de que no seviço aos pobres se nos oferece uma oportunidade de realizar algo de belo para Deus. Porque, ao darmo-nos total e libremente ao serviço dos pobres, ofeceremo-nos realmente a Cristo, no Seu semblante dolorido, como Ele próprio disse: A Mim o fizestes...

- O maior mal actual não é a lepra nem a tuberculose, mas sentir-se indesejável, desesperado e abandono por todos.

- Somos chamados, não so a asumir a miseria material dos pobres, mas também a espiritual; só unindo-nos estreitamente a eles, os poderemos redimir, apresentando a Deus as suas vidas e levando-os até Deus.

- Quando tocamos os pobres, tocamos efectivamente o corpo de Cristo. Ao alimenta-los, alimentamos Cristo faminto; ao vestir-los, vestimos Cristo nú, ao apresentar a Deus as suas vidas, levamo-los a Deus.

- O que nos fazemos pelos pobres, e uma gota de agua no océano: mas se não fizessemos, se não deitassemos no océano esa gota, ao océano faltaría algo, faltar-lhe-ia essa gota.


4.- A O
RAÇÃO: MUDA AS NOSSAS VIDAS

Temos necessidade de encontrar Deus, e Deus nao se pode encontrar no ruído e no bulicio. Deus é amigo do silêncio.

A oração alarga o coração até o tornar capaz de conter o dom de Deus. Sem ele, nao podemos nada. E para nós um privilegio de poder cuidar destes enfermos, que sao para nos duplamente queridos, porque é a través deles que podemos comtemplar o rosto sofredor de Cristo.

Nao é possível comprometermo-nos no apostolado sem termos espírito de oração, sem nos esquecemos conscientemente de nós proprios e sem nos submeternos à vontade de Deus.

- Nao é possível um comprometimento com o apostolado directo sem se ser uma alma de oração.
- Ama a oração. Sente, muitas vezes, ao longo do dia a necessidade de rezar e procura fazê-lo.
- Quanto mais recebemos na prece silenciosa, mais podemos dar na vida activa. Precisamos do silencio para conseguir tocar as almas.
- O esencial nao é aquilo que dizemos mas o que Deus nos comunica e o que diz atraves de nos.Todas as nossas palabras serao inúteis se nao vierem de dentro. As palabras que nao irradiam a luz de Cristo aumentan a escuridao.
- E preciso empregar ao menos meia hora pela manhá e uma hora à noite na oração nem a oração debe impedir o trábalo.
- Só precisamos de uma breve elevação da mente para Ele.”Amo-te, ó Deus, creio em Ti, confio em Ti, confio em Ti, tenho necessidade agora de Ti”. Algo assim. Isto é uma maneira maravilhosa de oração.

- Descobrí a raiz de toda alegría: a oração.

- Uma pessoa cheia de alegría, prega sem pregar. Uma pessoa alegre, resplandece como um rai do amor de Deus, e esperança de felicidad eterna, é chama ardente de amor.

- Jesús so tomará posse da nossa alma si ela se Lhe abandonar con alegria.

- Pode acontecer que não sejamos capaces de dar muito, no en tanto podemos ofrecer alegría que brota de um coração que vive numa relação de amor con Deus.

- A verdadeira santidad consiste en fazer a vontade de Deus con um sorriso.

- O sofrimento, quando aceite com amor, transforma-se em alegría.

- A oração far-nos-á ter um coração puro. E um coração puro é capaz de ver a Deus. Se descobrirmos a Deus, seremos capazes de amar, de amar não com palabras, mas com obras.

- Um fervoroso e confiante olhar para Cristo pode transformar-se na mais fervorosa oração: “Olho para Ele e Ele olha para mim”- eis a mais perfeita oraçao.

- Não temais. Deus estará sempre presente com sua graça, se lhe prometerdes santificar-vos por medio da oração, do sacrificios, do sofrimento, do trábalho duro. A Deus nada é impossivél, pois Deus é Amor.

- Oração dilata o coração até se tornar capaz de conter o don que Deus faz de si mesmo.

5.- A FAMILIA: UM LUGAR ONDE APRENDER DE JESUS

O dinheiro é útil, mas o essencial é o amor, a atenção, o cuidado que se oferece aos outros. O amor há-de começar no seio da familia, como aqueles que nos rodeiam.

É fácil amar os que estao longe. Nem sempre o é amar quem vive conozco. É mais fácil oferecer um prato de arroz para matar a fome de um infeliz, do que colmatar a solidao e a dor de alguém privado de amor, dentro da nossa própria familia.

Que as nossas casas sejan, verdadiramente, oasis de amor e de união, para assim poderem contrastar com todo odio que ha no mondo. O amor começa em casa. Tudo depende de como nos amamos entre nos.

6.- O SOFRIMENTO: UM BEIJHO DE JESUS

O mundo é um calvário aberto. Encontramos sofrimentos físicos e morais por todo o lado. E deste modo a dor e o sofrimento tornam-se algo de inevitable nas nossas vidas; mas lembrem-se todos de que a dor; a tristeza, a angustia, mais nao sao do que um viejo de Jesús, um sinal que temos de nos aproximar dele para Ele nos beijar.”

O sofrimento, se o aceitamos e compartilhamos com Cristo, converte-se em alegria. Nao esqueçer nunca ue a paixao de Cristo acaba na alegría da ressurreição.Por tanto quando sentirdes no nosso coração o sofrimento de Cristo, recordai que a ressureição está a cegar, que vos faça esquecer a alegria de Cristo resucitado.

- Cada ser humano que se sente abandonado, marginalizado, assemelha-se a Cristo na solidão do Getsemaní. É essa a situação mais dura, a fome verdadeira.

- O sofrimento, en si mesmo, não vale nada, mas se for participação na paxiao de Cristo, é un don maravilhoso.

- Se no teu trábalho encontras dificultad ou sofrimento e aceitas com alegría, com um grande sorriso, o povo “verá as tuas obras glorificará ao Pai”.


7.- O AMOR PROCURA SERVIR

O amor nao pode permanecer em si mesmo. Nao tem sentido. O amor deve
Levar à acção. E a acção leva ao serviço. Como podemos nós traducir em acção. E a acção leva ao serviço. Como podemos nós traducir em acção o amor que sentimos por Deus? Sendo fiéis às nossas familias e às pessoas que Deus nos confiou.

No fim das nossas vidas nao seremos julgado pelos titulos e diplomas que tivermos conseguido, nem pelo dinheiro que tivermos juntado, nem sequer pelas grandes obras que tenhamos realizado. Seremos julgados pelos poucos ou muitos esfomeados a quem tenhamos saciado a fome, pelos nus que vestimos, pelos desalojados a quem tivermos dado abrigo. Numa palabra:pelos serviços que tenhamos prestado ao nossos irmaos.

Apelo por tanto a todos ecada um de vocês, pobres ou ricos, jovens ou idosos, usem as vossas maos para servir a Cristo nos seus pobres, e os bozos corações para os amar.


ORAÇÃOS:

- Oração do Cardeal Newman:

Ó Jesus, ajuda-me a derramar o teu perfume
Onde quer que eu vá.
Inunda a minha alma como o teu espírito e vida.
Penetra em mim, apossa-te completamente de mim,
para que a minha vida seja uma irradiação da tua.
Ilumina por meu intermédio, apossa-te tao completamente de mim
Que todos os que se aproximarem de mim sintam a tua presença
Na minha alma.
Que, ao ver-me nao me vejam a mim mas a ti que estas em mim.
Permanece em mim, assim brilharei como o teu proprio fulgor
Que será também uma luz para os outros.
A minha luz virá toda de ti
Ó Jesús! Nem sequer o mais leve raio de luz será meu.
Tu é que iluminarás os outros a través de mim.
Sugere-me o louvor que mais te agrada
Iluminando os outros ao meu redor.
Que eu nao pregue com palabras mas com o exemplo,
com a influencia das obras,
Como o fulgor visible do amor
que meu coração foi buscar ao teu.
Amen

- Jesus nos conduce a ser almas de oração

Com Jesús, para Jesús e a Jesús.
Jesús ven ao meu coração. Reza para mim e conmigo, para que eu pode aprender de ti cómo rezar.
Jesús, presente no meu coração, eu adoro a ti, eu amo a ti.
Jesús, no meu coração, eu credo no teu terno amor por mim.
Eu amo a ti.
Jesús, no meu coração eu credo no teu fiel amor por mim.
Eu amo a ti.

- María, minha querida Mai

María, minha querida Mai,
Dame o teu coração
Tan lindo, tan puro, tan inmacolado,
Tan pieno de amor e humildade, que eu pode recever a Jesús como tu fizeste, e ir pressa a donar-ilhe a outros.

Deus vos abençõ,
Mother Teresa M.C. 10/09/75

- María, Mai de Jesus

María, Mai de Jesús, e minha Mai,
Vosse foi a primeira em ouvir o grito de Jesús “Tenho Sede”.
Vosse conoce o real que é, como de profondo Ele é para mim e para os pobres.
Eu sou Teu.
María Mai, ensena-me, traz-me cara a cara con o Amor no coração de Jesús Crucificado. Con Teu aiuda, eu ouviré a Sede de Jesús e será para mim Palabra de Vida.
Ficando perto de Ti, Eu vou dár-te o meu Amor
E eu vou dár-te a oportunidade de amarme, e de ser
a causa da tua alegría e con esto saciar a sede de Jesús por o amor das almas.
Amen

Madre Teresa M.C.
Junho/1997